Notícias

Equipe da Secretaria da Justiça conhece percurso Territórios Negros de Porto Alegre

O Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli, diretores e funcionários da Secretaria conheceram nessa quinta-feira (30) o percurso Territórios Negros Afro-brasileiros em Porto Alegre. O percurso foi conduzido pelos responsáveis do projeto, professora Fátima Rosane André, Manoel José Ávila e Leonardo da Rosa, todos da Companhia Carris, e pela socióloga Elza Vieira da Rosa, do Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre.

No Quilombo do Areal/Luis Guaranha, localizado na rua Luis Guaranha, na Cidade Baixa, o Secretário Faccioli conversou com representantes dos moradores na sede da associação. Colocou a Secretaria à disposição para ajudar, no que for possível, para a conquista da certificação das áreas e outras demandas. O Secretário reconheceu que ainda há muito o que fazer e a crise econômica não pode ser motivo de inação e sim de superação.

Equipe da SJDH no Mercado Público de POA

O percurso Territórios Negros Afro-brasileiros é feito em ônibus da Companhia Carris e tem como proposta valorizar a história da população afro em Porto Alegre. O projeto educativo oferece aos participantes uma viagem no tempo e na história de Porto Alegre. O ônibus que faz o percurso é acessível a pessoas com deficiência e caracterizado com adesivos temáticos. O coletivo visita os pontos de referência da trajetória negra na Capital historicamente reconhecidas como territórios de ocupação e constituição da população negra: o Largo da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio), o Pelourinho (Igreja Nossa Senhora das Dores), o Mercado Público, o Parque da Redenção (Parque Farroupilha), a Colônia Africana (bairros Bom Fim e Rio Branco), a Ilhota (perto do Centro Municipal de Cultura e da avenida Érico Veríssimo), o Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo, o Quilombo do Areal da Baronesa (Travessa Luiz Guaranha) e o Largo Zumbi dos Palmares.

Deixe um comentário